O I Encontro de Comunicação da Bahia: Formação e Transformação dos Cursos foi realizado no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, no Auditório online Pelourinho, na manhã e tarde desta quarta-feira (9). As discussões contaram com quatro mesas, nas quais estiveram em debate os cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e os relacionados à Cultura.

O encontrou recebeu representantes das graduações que estiveram em discussão nas mesas para falarem, especialmente, sobre as transformações e os desafios ocorridos ao longo dos cursos.

Mesa 1: Transformações recentes nos cursos de Relações Públicas: das diretrizes curriculares à creditação da extensão

A primeira mesa juntou Relações Públicas e Extensão para discutir as mudanças e transformações recentes feitas com o objetivo de formar e melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Estiveram presentes representantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Salvador (UNifacs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Mesa 2: Ensino e pesquisa em Jornalismo na Bahia: desafios e estratégias

A segunda mesa trouxe reflexões sobre os cursos de jornalismo no estado da Bahia. Os professores Mônica Celestino, do Centro Universitário Social da Bahia – Unisba, Antoniella Devanier, do Centro Universitário Estácio da Bahia, Anaelson Leandro, da Universidade do Estado da Bahia – Uneb/Juazeiro, e o Diego Raniery, da União Metropolitana de Educação e Cultura – Unime/Itabuna, discutiram sobre as graduações e suas propostas na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior da Bahia.

Os professores apresentaram o mapeamento dos cursos de jornalismo no território baiano e sinalizaram quantidades separadas por modalidade, ou seja, à distância ou presencial, e também por instituição, pública ou privada. Além disso, os docentes frisaram que os cursos de jornalismo fazem parte de contextos de identidade regional, como pontuou o professor Diego Raniery. “Os cursos de jornalismo são de grande importância para cada região da Bahia, eles são reafirmações de identidade de cada local”.

Os docentes também fizeram apontamentos sobre as grades curriculares, projetos de extensão, desafios enfrentados em tempos de pandemia e as estratégias adotadas pelas instituições.

Mesa 3: Formação em organização da cultura no Nordeste

A terceira mesa teve como foco a cultura. Ela que direcionou todos os discursos da reunião que contou com a presença dos professores Messias Bandeira, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Amilcar Bezerra, da Universidade Federal de Pernambuco, Nara da Cunha Pessoa, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, e Mariella Pitombo, da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB.

As graduações voltadas à cultura receberam um destaque especial nas discussões. O professor Messias Bandeira, por exemplo, pontuou a relevância dos cursos interdisciplinares, os quais têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades. “Em uma sociedade versátil como a nossa, é cada vez mais importante a presença dos BI’s (Bacharelado Interdisciplinar)”.

Mesa 4: Os desafios e as transformações no ensino de Publicidade e Propaganda

Assim como na mesa 2, que levou em consideração discussões sobre o curso de Jornalismo, a quarta mesa visou apontamentos sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas graduações de Publicidade e Propaganda. Estiveram presentes na mesa os professores Nelson Soares Pereira Júnior, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Alfons Altmicks, da Universidade Católica do Salvador – UCSal, e Patrícia Moraes, do Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge.

Os presentes discutiram as principais problemáticas enfrentadas pelos estudantes e professores no curso de Publicidade e Propaganda, especialmente em tempos de pandemia. Eles chamaram a atenção para o ensino remoto, a necessidade da atualização da grade curricular e da importância da intensificação de projetos de extensão.

Sobre o I Encontro de Comunicação da Bahia: Formação e Transformação dos Cursos

Nesta primeira edição, realizada no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, o I Encontro de Comunicação da Bahia: Formação e Transformação dos Cursos convidou pesquisadores, professores e coordenadores de cursos para a realização de diálogos sobre algumas graduações que integram a área da comunicação nas universidades. As quatro mesas foram realizadas em ordem e todas tiveram duração de duas horas, em média.