Faltam 20 dias para o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), que pela primeira vez na história da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) será realizado em modalidade 100% virtual. De 1º a 10 de dezembro, os 3.531 inscritos terão acesso a uma plataforma exclusiva, que está sendo montada sob medida para o maior evento científico da Comunicação na América Latina.

Na última semana de novembro, todos os inscritos receberão, no e-mail que informaram na ficha de inscrição, o passo a passo para acessar a plataforma e aproveitar o Intercom 2020 ao máximo. A extensa programação estará organizada de forma que os usuários naveguem intuitivamente pelos espaços da plataforma:

• Programação: lista de eventos por data, com botões clicáveis para acesso direto.
  • Auditórios: ambientes virtuais nos quais serão transmitidos fóruns, colóquios, conferências e encontros. Será possível acessar diretamente os eventos também por esse caminho, sendo que as gravações ficarão disponíveis após as transmissões ao vivo até o encerramento do congresso. Curiosidade: os auditórios foram batizados com nomes que remetem à cidade de Salvador, que seria a anfitriã do congresso presencial: Pelourinho, Senhor do Bonfim e Farol da Barra.
  • Oficinas e minicursos: salas com vagas limitadas. Qualquer congressista poderá entrar em oficinas e minicursos de sua escolha, respeitando o horário de início de cada atividade e a lotação da respectiva sala.
  • Salas: sessões de apresentação de trabalhos dos Grupos de Pesquisa (GPs) e do Intercom Júnior (IJ). Os congressistas poderão acompanhar as sessões de seu interesse, bastando entrar nas salas nos dias e horários indicados na programação (sujeito à capacidade de lotação).
  • Estandes: a tradicional feira de livros do Intercom também vai ser virtual. Cada editora participante vai expor seus títulos em um estande virtual (que incluirá chat com vendedores), onde os congressistas poderão comprar livros com desconto exclusivo, via cupom. No mesmo espaço será realizado o Publicom, com exposição dos lançamentos selecionados via chamada pública e sessões de bate-papo com os autores.
  • Credencial: aqui ficará o “crachá”, reunindo os dados informados no credenciamento. O recurso de e-Card permitirá que os congressistas troquem contato, favorecendo o intercâmbio e a interação, tão importantes para quem participa de eventos científicos.
  • Informações de check-in: ao longo do congresso, cada usuário poderá consultar todos os conteúdos a que já assistiu e estandes que visitou.

É muito importante que todo congressista leia com atenção os e-mails que serão enviados explicando a mecânica de participação no Intercom 2020, desde o primeiro acesso à plataforma e credenciamento até a efetiva participação nos eventos. “Estamos trabalhando arduamente para garantir uma ótima experiência de usuário e, mais que isso, levar o espírito de troca de conhecimento e afetividade dos congressos da Intercom para o ambiente virtual”, afirma a professora Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA), diretora de Documentação da entidade e coordenadora da organização do congresso na Universidade Federal da Bahia.

PROGRAMAÇÃO – A programação detalhada do Intercom 2020 acaba de ser finalizada e já pode ser consultada no Portal Intercom. Serão transmitidos ao vivo nos auditórios virtuais 22 eventos, com a participação de 340 convidados nacionais e estrangeiros. Entre os colóquios, fóruns, encontros e premiações, estão a conferência de abertura com o professor Muniz Sodré (UFRJ), no dia 1º de dezembro; o 43º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que abordará o tema central deste ano, “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”; e a cerimônia de premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que tradicionalmente encerra os congressos da Intercom.

Se o número de inscritos manteve a média dos congressos presenciais recentes, o volume de trabalhos submetidos também atingiram os mesmos níveis: 1.109 artigos foram enviados aos 34 Grupos de Pesquisa e outros 645, às oito divisões temáticas do Intercom Júnior (IJ), além dos 66 livros que estarão no Publicom. Já as opções de oficinas e minicursos superaram as últimas edições: são 76 atividades ao todo. “Os números tanto de inscrições e submissões quanto de oficinas e minicursos mostram que a decisão de manter o congresso nacional, apesar da pandemia, foi acertada. A modalidade virtual não só não assustou os estudantes e pesquisadores, como viabilizou a participação de muitos deles. E, neste ano atípico, vemos como nossa comunidade precisa, talvez mais do que nunca, desse espaço único de troca que é o congresso da Intercom”, avalia a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da entidade.