O professor, jornalista e Sociólogo Muniz Sodré será o conferencista principal no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece em dezembro entre os dias 01 e 12. O sociólogo participará da abertura e discorrerá sobre o tema central do Intercom 2020: Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?

Muniz Sodré é baiano da cidade de São Gonçalo dos Campos. Sua formação diversificada teve início na Universidade Federal da Bahia, com a graduação em Direito, avançando para as áreas da Sociologia e Comunicação nos anos seguintes. O professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro é hoje um dos principais pensadores contemporâneos da comunicação no país, além de autor de cerca de 40 livros publicados nas áreas de Comunicação e da Cultura.

Outros destaques da programação do congresso, como os jornalistas Emiliano José e Jean Wyllys, ambos formados pela UFBA, podem ser conferidos no Portal Intercom. São mais de 10 dias de atividades que congregam pesquisadores e profissionais de Comunicação de todo o país, juntos na discussão de inúmeras temáticas da comunicação, clássicas ou emergentes.

As inscrições seguem abertas para participantes ouvintes que, mesmo sem apresentar trabalhos, poderão conferir todas as atividades do Congresso: da cerimônia de abertura com Muniz Sodré a palestras, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos. O ouvinte também poderá escolher participar de algumas das 80 oficinas e minicursos ofertados.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de novembro, neste endereço.

Tema 2020

Este ano, o Congresso Intercom tem como tema “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”, uma referência aos 40 anos do Relatório MacBride, publicação da UNESCO que trazia os resultados de um amplo debate realizado pela Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação.

O relatório intitulado originalmente Many voices, one world: communication and society today and tomorrow foi publicado em português, em 1983, com o título Um mundo e muitas vozes: comunicação e informação na nossa época, e anunciava as bases para uma nova ordem mundial da informação e da comunicação (Nomic), a qual seria mais democrática, justa e eficiente, que respeitaria ao mesmo tempo a pluralidade, a diversidade e a identidade dos processos e fluxos comunicacionais.

De acordo com o 43º Intercom, revisitar o Relatório MacBride é buscar inspiração para persistir por um mundo mais justo, mais humano, mais democrático e menos instrumentalizado. A despeito das contingências adversas, é missão da ciência e dos cientistas da Comunicação fazer deste um mundo melhor, por meio da investigação com rigor teórico-metodológico e do compartilhamento de conhecimento qualificado.

Conheça mais sobre o tema do congresso Intercom 2020.