No décimo e último dia do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, deu início às 19:30 a cerimônia de encerramento, juntamente com a premiação do Expocom 2020. A apresentação de Claudio Cunha, diretamente do auditório da Universidade Católica de Salvador, e a atração cultural da Banda’ Aiyê deram o tom de descontração e a sensação de trabalho concluído.

“A vontade agora, nessa noite, era de abraçar todo mundo”, disse Ivanise Andrade, coordenadora do congresso, expressando sua alegria em realizar este congresso diante de tantos desafios que a pandemia trouxe neste ano.

Em seguida, foi a vez do presidente da Intercom, Giovandro Ferreira, fazer os agradecimentos a todas e todos que trabalharam no congresso. Em sua fala também apresentou alguns números dos trabalhos, artigos e participantes. Giovandro aproveitou para fazer o convite para a próxima edição do Intercom, que será na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife. Com o tema “Comunicação e Resistência: Práticas de Liberdade para Cidadania”, em 2021 o Intercom comemora o centenário do renomado intelectual brasileiro e pernambucano Paulo Freire.

Dando início à premiação do Expocom 2020, Ariane Pereira (Unicentro/Intercom) começou a celebração convidando os organizadores de atividades para serem “ovacionados virtualmente”. Genio Nascimento (UAM/Intercom), Mirna Tonus (UFU), Aleta Dreves (UFAC), João Carlos Picolin (CLARETIANOS) e Lirian Meneghel (Intercom) receberam as “palmas virtuais” do público no chat. Após as considerações de todos os organizadores, Ariane começou a apresentação dos finalistas e vencedores de cada categoria do Expocom 2020, intercalando com apresentações da Banda’ Aiyê e Banda Opanijé, que apresentaram ao público os sons da Bahia.

Após o anúncio de cada um dos 73 vencedores e seus trabalhos de todas as categorias da premiação, a Banda Opanijé se apresentou, fechando o 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Edição única na história de todo o congresso, pela primeira vez totalmente virtual e com sede em Salvador, o Intercom 2020, assim como todas nas edições anteriores, foi considerado um sucesso. A Universidade Federal da Bahia, a Faculdade de Comunicação FACOM – UFBA e todos os que participaram da organização e equipe técnica enchem o peito de orgulho para dar seus sinceros e calorosos agradecimentos a todos e todas que participaram: convidados, palestrantes, alunos e professores de Instituições de Ensino de todo o Brasil. Nos vemos em 2021!

Confira a lista de vencedores do Expocom 2020:
Arquivo 1
Arquivo 2