Não é porque o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação está acontecendo na modalidade virtual que os participantes não contarão com as tradicionais atividades culturais que enriquecem os dias de evento. Nesta edição do Congresso, os participantes poderão conferir um Painel Performático produzido pela comunidade acadêmica da Escola de Dança da UFBA — Pulsar Vida —, bem como uma Galeria 360º com a exibição de produções artísticas da Escola de Belas Artes da UFBA.
Ambas as atividades já estão disponíveis na plataforma oficial do Congresso e podem ser acessadas a qualquer momento. O objetivo é dar visibilidade à criação e produção artística feita pela comunidade UFBA, instituição responsável pela organização do evento em 2020, ao mesmo tempo em que se promove uma interação com os participantes do 43º Intercom, propiciando momentos de descontração, reflexões críticas e enriquecimento cultural.
Para acessar, o participante inscrito deve logar na plataforma do congresso e seguir pelo link “Atrações Culturais”, disponível no menu lateral. Após conferir as atividades de sua escolha, é possível registrar a sua participação para fins de presença, clicando no botão “validar conteúdo”.
Sobre as atrações
O painel performático “Pulsar Vida” é composto por trabalhos artísticos concluídos ou em processo de criação produzidos pelos estudantes da Escola de Dança da UFBA, durante o Semestre Letivo Suplementar. O evento, realizado desde 2003, proporciona aos estudantes a vivência e a experiência prática de todas as etapas do processo criativo e técnico que envolve o fazer artístico. Neste ano, os estudantes lidam com os desafios próprios da criação artística somados às diversidades vivenciadas nos tempos de Isolamento Social.
Também produzidos por estudantes da UFBA, dessa vez da Escola de Belas Artes, a galeria 360º traz experiências virtuais produzidas por alunos e professores da EBA, por meio do projeto de extensão Galeria Cañizares. A abrangência das atividades é uma pequena amostra da diversidade de experiências vividas durante o período pandêmico.