A cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação e dos Prêmios Estudantis da Intercom será transmitida ao vivo no YouTube do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). Assim, o público não inscrito também poderá prestigiar os homenageados e homenageadas no evento, que está marcado para 18h de quarta-feira (09/12). Congressistas inscritos também poderão assistir à premiação no Auditório Farol da Barra, dentro da plataforma virtual.
O Intercom 2020 segue até quinta-feira (10/12), quando a cerimônia de premiação da Expocom, que tradicionalmente encerra o congresso nacional, também terá transmissão aberta no YouTube diretamente do auditório virtual Pelourinho a partir das 19h30.
PRÊMIO LUIZ BELTRÃO E TROFÉU JOSÉ MARQUES DE MELO
Reconhecendo pesquisadores e grupos/instituições de pesquisa cujo trabalho se destacou no último ano, o Prêmio Luiz Beltrão tem o objetivo de contribuir para a consolidação do campo das Ciências da Comunicação. Os homenageados nas quatro categorias foram selecionados pelo júri a partir das indicações feitas no primeiro semestre de 2020 pela comunidade acadêmica via chamada pública. Além disso, o Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional destaca anualmente um pesquisador sênior de referência na região onde ocorre o congresso nacional, que em 2020 é realizado em modalidade virtual pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Conheça os premiados:
Liderança Emergente: Vilso Junior Chierentin Santi (UFRR). Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutor em Filosofia e Ciências Humanas pela Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (Venezuela). É pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vice-coordenador do GT Teoria e Metodologia da Pesquisa em Comunicação da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic).
Maturidade Acadêmica: Maria Ataide Malcher (UFPA). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), é representante da área de Ciências Humanas e Sociais no Conselho Deliberativo do CNPq e bolsista de produtividade em pesquisa na área de divulgação científica. Atua como professora associada do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também é docente permanente no Programa de Pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia.
Grupo Inovador: Comuni – Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local. Formado por pesquisadores de diversos estados e regiões do Brasil, o Comuni investiga a comunicação protagonizada por movimentos comunitários e sindicais, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas de mídia local e de comunidades.
Instituição Paradigmática: Universidade Federal do Pará (UFPA). Criada em 1957, a UFPA é constituída por 15 institutos, oito núcleos, 36 bibliotecas universitárias, dois hospitais universitários e uma escola de aplicação. A instituição atingiu as marcas de 38 mil estudantes de graduação e de 9 mil estudantes de pós-graduação em 2018, sendo a maior universidade pública da Amazônia.
Troféu José Marques de Melo – Maturidade Acadêmica Regional: Othon Fernando Jambeiro Barbosa (UFBA). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1966, é mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster, além de ter realizado pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB). É professor titular da UFBA desde 1968, onde atuou como chefe de Departamento, coordenador de curso de graduação, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de unidade, pró-reitor e vice-reitor. Tem publicações na área de Informação e Comunicação, com ênfase em Políticas, Economia Política e Regulação da Informação, Cultura de Massa e Comunicações. Coordenou os projetos Cidades Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações, Cidades e TICs – Participação Civil e Transparência de Gestão e Fomentando a Indústria do Audiovisual no Brasil: o olhar dos produtores independentes e Política de comunicação pública online: websites municipais e a lei de acesso à informação.
PRÊMIOS ESTUDANTIS
A premiação reconhece anualmente os três trabalhos de maior destaque apresentados durante o congresso nacional do ano anterior: o Prêmio Vera Giangrande é concedido a trabalhos apresentados no Intercom Júnior (graduandos e recém-graduados); o Prêmio Francisco Morel vai para estudantes de mestrado que apresentaram em Grupo de Pesquisa (GP); e o Prêmio Freitas Nobre é destinado a estudantes de doutorado participantes de GPs.
Os finalistas de 2020 apresentaram seus trabalhos no Intercom 2019, em Belém, e foram selecionados pelos coordenadores de IJs e GPs e por júri especializado em suas respectivas áreas de pesquisa. Esses finalistas reapresentaram seus trabalhos no Colóquio Acadêmico, realizado no sábado (05/12) durante Intercom 2020, e os avaliadores desta etapa definirão o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada prêmio.
Conheça os artigos finalistas e seus autores:
Prêmio Vera Giangrande
“A Masculinidade em Questão: A promoção de um debate na esfera pública” – João Victor Gomes de Oliveira, Regina Célia Escudero
“Direito à Comunicação é Direito à Saúde: Comunicação pública e cidadania para uma Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Florestas e Águas” – Gabriel Cunha, Marli Sales
“Do Poder Midiático ao Simbólico: O grupo Ferreira Gomes e a história política cearense” – Manoel Izidorio Cabral Neto, Wesley Guilherme Idelfoncio de Vasconcelos, Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira
Prêmio Francisco Morel
“Campanhas Publicitárias de Prevenção ao HIV/Aids em Sala de Aula: Uma parceria entre universidades paulistas e o Programa Municipal de DST/Aids para o enfrentamento do HIV/Aids na cidade de São Paulo” – Thiago Pássaro, Maria Cristina Abbate
“Intersecções teóricas entre Economia Política da Comunicação e Estudos de Fãs” – Aianne Amado
“Conhecimentos Localizados no Jornalismo: Uma proposta de sentido de objetividade que potencialize os projetos feministas” – Jessica Gustafson
Prêmio Freitas Nobre
“Sobre o que falam os fãs de Olavo de Carvalho? Uma análise computacional de comentários no Facebook” – Celina Lerner
“Emancipação Política por meio de Práticas Comunicativas Alternativas: Lélia Gonzalez no jornal ‘Mulherio’” – Pâmela Guimarães Silva
“Criança e Más Notícias: Aproximações ao imaginário da saúde sobre a comunicação no cotidiano do cuidado” – Anderson dos Santos Machado
Para conferir a apresentação dos trabalhos no Colóquio Acadêmico, basta acessar a programação do dia 5 de dezembro no Auditório Pelourinho, dentro da plataforma do congresso (exclusiva para inscritos).