O Congresso Intercom 2020 vai terminar no mesmo ritmo que ditou toda a programação de 10 dias de evento: com muita interação, arte, cultura e comunicação. Na quinta-feira (10/12), a cerimônia de encerramento do evento contará com show musical do grupo de rap OPANIJÉ, além da divulgação dos ganhadores nacionais do prêmio Expocom. Inscritos e não inscritos poderão acompanhar a cerimônia ao vivo, pela plataforma oficial do evento e pelo canal do Congresso no Youtube, a partir das 19h30.
Apesar de ser uma cerimônia virtual, como foi realizado todo o Intercom 2020, o encerramento contará com a tradicional e animada festa de fechamento, sempre marcada por muita dança e música. “Estamos organizando um momento para marcar o fim e o sucesso do nosso congresso deste ano. Mesmo virtualmente, esperamos que as pessoas se divirtam, cada uma em suas casas, mas podendo compartilhar esse momento com a família, com os amigos, dançar junto, comemorar e encerrar nosso congresso com chave de ouro”, almeja Ivanise Andrade, professora da FACOM/UFBA e coordenadora do Congresso Nacional.
Para ajudar nessa missão, o grupo de Rap OPANIJÉ, formado pelos músicos Lázaro Erê (voz e letras), Rone Dum-Dum (voz e letras) e DJ Chiba D (toca-discos) comandará o palco virtual, com apresentações musicais que unem elementos tradicionais da cultura afro-baiana a elementos modernos da música contemporânea: berimbaus, instrumentos percussivos, samplers e batidas eletrônicas lado a lado. Com repertório formado exclusivamente por músicas autorais, o OPANIJÉ lançou seu primeiro disco em 2013, consolidando-se como o primeiro rap baiano a ser disponibilizado no ITunes.
Além de conferir ao vivo a cerimônia, os participantes também estão convidados a interagir e compartilhar seus momentos no congresso nas redes sociais do evento: Instagram e Facebook, usando os filtros especialmente criados para o congresso e a hashtag #intercom2020.